Uol

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Canto Coral

O resgate do Canto Coral
     Na área da adoração e música, as frágeis convicções, ganham espaço e terreno, alimentados pela mídia e que, somados aos conceitos culturalmente importados impregnados em nossas instituições, inibem e reduzem as possibilidades de usarmos a música e a arte.  
     Prejudicadas nestes do pendulo no Brasil foi e tem sido sem dúvida o canto coral, confundido por muitos com o chamado conceito de “música especial”
     Vivemos quase o abandono. Em nossas igrejas locais de hinos edificantes que foram compostos por gente de Deus séria e inspirada, e arranjados para quatro vozes para serem cantadas pela congregação e coros menores,  são registros da ação de Deus na história da igreja, rica herança a ser preservada.
     A música coral tem embutida inicialmente uma idéia básica congregacional e participativa.
     Particularmente, sou um agregado potencial ao Canto Coral, Orquestras, Quartetos, enfim, quando se juntam vozes ou instrumentos para fazer da música canto clássico.
     Tomara Deus, que o pesadelo de que pouco a pouco o Canto Coral possa ser sufocado e sucumbir, não  floreça e não vinguem.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Aquecimento vocal
Técnicas para os lábios
Esse exercício é feito com a vibração dos lábios.  O resultado lembra a pronúncia conjunta das letras BR e poderíamos compará-lo a uma imitação do ronco do motor de uma moto.
Técnica da língua

Esta técnica é realizada com a vibração da língua, lembrando uma pronuncia exagerada da letra R. O som deste exercício nos faz lembrar uma hélice de helicóptero em movimento.

Técnicas com a letra M

Para uma boa execução deste exercício, sugiro um prolongamento de quatro tempos, marcados pausadamente, para a sustentação do M interno e mais quatro tempos para a sustentação da letra O.

Exercício de relaxamento
O primeiro requisito para cantar bem é estar com o corpo bem relaxado, sendo assim, as tensões acumuladas, geralmente, nos músculos do pescoço, ombros e costas atrapalham em muito o bom desempenho de sua voz
Exercício 1
Bem devagar, faça movimentos com a cabeça: primeiro para a frente, como se fosse encostar o queixo na base do pescoço; para trás, fazendo o queixo apontar para o teto; para cada um dos lados, como se fosse levar cada orelha ao ombro (atenção: não eleve o ombro, é a cabeça que se move!).
Exercício 2
Sempre devagar, faça movimentos de rotação com a cabeça. Deixe os ombros relaxados
Exercício 3
Faça movimentos circulares de rotação com os ombros – primeiro de trás para a frente, depois invertendo a direção.
Exercício 4
Tente encostar os ombros nas pontas das orelhas; depois solte os ombros, como se estivessem caindo. Você deverá sentir-se o mais solto possível.