Uol

terça-feira, 19 de julho de 2011

É o que eu acho....

É o que eu acho...

A música como qualquer outro meio pode ser ferramenta tanto para o desenvolvimento pessoal como para a alienação da consciência. Nunca conheci quem não gostasse de música.
           A música alcança a razão e a emoção ao mesmo tempo. Por isso, é um tremendo instrumento para mexer com a decisão de uma pessoa, mesmo que inconscientemente.  Afeta o humor. Se a música for calma, pode relaxar, descansar e se recompor fisicamente. Até se concentrar melhor. Se, por outro lado, a música é mais forte, pode se irritar, perder a concentração e até ter atitudes violentas.   Aproxima pessoas. Quando um grupo de pessoas que não se conhece acaba se encontrando e começam a cantar alguma música, ou a tocar um violão em uma rodinha, a aproximação se torna muito mais rápida e eficiente.  Cura doenças. Existem hoje muitas técnicas diferentes para usar a música no tratamento de doenças, e com muita eficiência. É a influência da musicoterapia.
           Na área da adoração e música, as frágeis convicções, ganham espaço e terreno, alimentados pela mídia e que, somados aos conceitos culturalmente importados impregnados em nossas instituições, inibem e reduzem as possibilidades de usarmos a música e a arte. 
            O “Canto Coral”, prejudicado nestes  pêndulo no Brasil, foi e tem sido sem dúvida, confundido por muitos com o chamado conceito de “música especial”.            Vive-se quase o abandono.
           Nas igrejas, os hinos edificantes que foram compostos por gente de Deus, pessoas séria e inspirada,  arranjados para quatro vozes para serem cantadas pela congregação e coros menores,  são registros da ação de Deus na história da igreja, rica herança a ser preservada.    A música coral tem embutida inicialmente uma idéia básica congregacional e participativa.
            Particularmente, sou um agregado potencial ao Canto Coral, Orquestras, Quartetos, enfim, quando se juntam vozes ou instrumentos para fazer da música canto clássico.
           Tomara Deus, que o pesadelo de que pouco a pouco o Canto Coral possa ser sufocado e sucumbir, não floreça e não vinguem.
           Cabe a nós regente, coristas e admiradores, decodificarmos esta tão bela e profunda mensagem deixada por Deus, à nós.
Paulo Roberto Ferreira
 Paulo Roberto

Um comentário:

  1. Olá amigo, passei aqui pra elogiar a sua postagem e convida-lo a participar do meu site de AutoSurf, cadastre-se gratis e receba 1000 créditos para começar a receber visitas.

    http://www.autosurfpower.com/

    ResponderExcluir